segunda-feira, 30 de novembro de 2015

IV CAPURACURSO




IV BATIZADO E TROCA DE CORDAS
TABOLEIRO GRANDE/RN

                  Quero agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade de realizar mais um grande evento de capoeira diante de todas as dificuldades encontradas. A força da superação e sempre mais forte.  Obrigado aos graduados que se empenharam bastante para que o evento ocorresse. O agradecimento especial a caçador, edvam e Rodrigo. Agradeço a minha mãe por coordenar a cozinha, não só pela alimentação, mas também pela boa recepção feita a todos que aqui compareceram ao evento. Quero deixar meu carinho para as meninas da Associação que coordenaram a limpeza dos banheiros e da orientação dada no momento das atividades.  A associação Acorda-Capoeirista tem como proposito desenvolver e manter vivo a arte da capoeira.
                 Quero aqui deixar registrado a participação do Mestre jó da cidade de são José do Seridó/RN que já é parceiro há muitos anos do grupo. Pelo seu empenho e orientação que este dá a minha equipe ACAC. Também esteve presente o Mestre Índio da cidade de Natal/RN a capital do nosso estado, por sua aula sobre a Capoeira Regional, ficamos gratos por sua disponibilidade para com o grupo. Tivemos também a presença do Mestre popai da cidade de Pau Dos Ferros/RN que veio com a sua equipe para somar no meu evento, estamos todos gratos por sua participação. A participação do Mestre Leo da cidade de são Miguel/RN foi contagiante, por ser condutor de uma equipe que transmite uma energia positiva. Eu fico muito feliz em tê-lo como amigo, este homem que é verdadeiro condutor de boa índole. Á participação de Dona Amélia que fez uma belíssima apresentação de maneiro pau em meu evento, esses são momentos que dinheiro não paga. Fico grato ao professor Josivam da cidade de são Miguel/RN por sua boa participação juntamente com seus alunos. Obrigado de coração. Obrigado também ao professor Damião voador da cidade de Major Sales/RN, ficamos gratos por sua participação, também ao professor Craúna. Estamos juntos. A todos que aqui compareceram no evento do Monitor Golinha, meu muito obrigado.
CAPOEIRA
O Ensino da Capoeira representa uma oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares, como história, educação física, geografia, física, artes plásticas, música, luta entre outros. Também mobiliza a oportunidade de integração curricular da educação de todos, vindo a desenvolver nos alunos habilidades sócias físicas motoras, ampliando seu conhecimento cultural e o reconhecimento das diferenças para a construção de uma sociedade democrática.

        A capoeira foi evoluída dentro dos princípios básicos tradicionais até que, em janeiro de 1973, foi oficializada como uma luta eminentemente brasileira, sob a Regulamentação Nacional da Capoeira, e no ano de 2008 foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro. Em novembro de 2014 oficializada como patrimônio imaterial da humanidade.

      Trabalhamos pela organização de evidencias que não apenas comprometem a capoeira como a libertação da expressão, mas também como formadora de identidade nacional e internacional de cidadãos, abrindo as portas das escolas, projetos sociais, teatros, academias, cinemas e universidades.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário